Vivências de atividades de ensino remoto:

         Avaliação na percepção discente, docente e dos monitores.        

Disciplina: Anatomia Humana (Código 171026)

Registro na UnB - SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas: FMD0091 -  Turma 01

Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, 1º semestre letivo de 2020. no dia 10 de março iniciamos o ano letivo acolhemos os alunos, apresentamos-lhes os laboratórios e os métodos de estudos utilizados na disciplina Anatomia Humana. Discorremos sobre os princípios de construção do corpo humano, fatores gerais de variação em anatomia e sobre a linguagem científica e a nomenclatura anatômica, seus porquês e seus significados. No dia 15 de março fomos surpreendido por um Decreto do Governador do Distrito Federal suspendendo atividades que aglomerassem pessoas em razão da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID 19). A Reitoria da Universidade de Brasília, no cumprimento, da Lei suspendeu as atividades acadêmicas como as aulas presenciais teóricas e práticas. Entre março a agosto de 2020 várias medidas foram se concretizando para o reinício das aulas como a produção de material didático para ensino remoto. No caso desta disciplina duas turmas são atendidas por semestre. O reinício das aulas em módulo remoto começou 18 de agosto de 2020. No plano de ensino estava previsto:

a) aulas remotas síncronas, de todo o conteúdo, com duas horas/aula semanais;

b) atividades síncronas para exploração dos conteúdos práticos, nas quais se utilizou uma galeria de imagens postadas na plataforma Aprender 3, com duas horas/aula semanais;

c) Aula remota síncrona de interpretação e análise de imagens;

d) Atividade remota síncrona de correção de exercícios de análise de imagens; 

e) atividades  assíncronas de leituras de textos para a produção de resenha critica;

f) atividades assíncronas de estudos prático/teórico, tendo exercícios e questionários propostos;

g) atividades síncronas de avaliação dos módulos (I e II; III e IV);

h) atividades assíncrona de orientação docente para produção de material para divulgação científica.

 

Produção de Banners pelos discentes da Disciplina Anatomia Humana, 1º Semestre de 2020

ALGUNS OLHARES SOBRE A PERCEPÇÃO DO CORPO HUMANO

CONTROLE DA VENTILAÇÃO: MECANISMOS FÍSICOS E ESTRUTURAIS

ESQUEMA CORPORAL: O OLHAR DA ANATOMIA

SISTEMA NERVOSO CENTRAL: DEFINIÇÕES E COMPARAÇÕES ENTRE OS VERTEBRADOS

 

Ensino Remoto:  Síntese de estudos em 2020

Considerações discentes sobre o ensino remoto:

“...O ensino remoto foi uma realidade desafiadora, tanto para discentes quanto docentes. Ter motivação para o estudo em um período tão conturbado foi complicado. Porém, com alguns dias de experiência nesse contexto, foi possível direcionar a mente para o foco, pois muito do que era exigido dependia da nossa execução e empenho. Não foi fácil, mas foi gratificante obter conhecimento de uma forma mais ativa e adquirir resultados positivos com o uso dele. A aprendizagem foi muito além do conteúdo de sala, nesse tempo aprendemos muito de tecnologia, coisa que não  tínhamos contato ativo dentro do curso. A resiliência foi uma característica muito trabalhada nesse período, porque mesmo com vários limitantes, tanto professores quanto alunos, precisaram encontrar formas de lidar com tudo isso. Dentro desses limitantes podemos citar: a qualidade da internet, a dificuldade com novas tecnologias, a rotina individual de cada um. Tudo isso acabou nos mostrando a dificuldade do EaD. Então, é evidente que a experiência, mesmo com a discrepância em relação ao sistema de aula presencial, foi capaz de contribuir para o nosso crescimento pessoal e acadêmico...”

“...Diante de uma pandemia, se fez necessário o estudo por meio de atividades remotas. Não posso dizer que foi fácil, pois exige disposição, disciplina e auto controle. Esse período acabou sendo um desafio tanto para nós alunos como também para os professores. Gostaria de agradecer as professoras pela oportunidade de cursar a disciplina de Anatomia Humana na UnB, e pelas aulas didáticas que, mesmo não sendo presencias, conseguiram tornar o aprendizado mais fácil e não sobrecarregar os alunos...”

“...O ensino remoto da disciplina de Anatomia humana foi muito bom, as aulas foram bem explicativas, eu consegui aprender muita coisa. As atividades ajudaram a absorver muito conteúdo. As professoras foram bem compreensíveis quanto a entrega das atividades, o tempo disponível para a entrega das atividades foi suficiente para não nos sobrecarregarmos, levando em conta as outras disciplinas. Adorei a matéria, recomendaria aos meus colegas de curso...”

 “...Tive uma experiência única com o ead, porém diante de todas as dificuldades, consegui vencê-lo. Acredito que foi um momento um pouco difícil pra todo mundo, inclusive para as professoras, que em meio ao caos, conseguiram, de uma maneira admirável, ministrar as nossas aula. Só tenho o que agradecer e espero que o Ead termine para que possamos voltar para a nossa UnB...”

“... Eu faço Biotecnologia e escolhi fazer a matéria anatomia humana porque algo que eu sempre tive curiosidade de entender: o corpo humano. As aulas mesmo online conseguiram abordar o tema de maneira didática e ainda fazer os alunos interpretarem o que a tomografia computadorizada indica e ainda comparar com a peça anatômica! Recomendo a matéria...”

Considerações dos monitores sobre o ensino remoto:

“...Sem dúvida alguma, o ensino remoto mudou de maneira geral a forma como enxergamos as possíveis formas de educação e avaliação possibilitadas pelas plataformas digitais. Essa realidade se aplicou também às atividades de monitoria, e possibilitou auxiliar e acompanhar os discentes de Anatomia Humana nessa disciplina tão importante. Fico feliz de ter participado como monitora de Anatomia Humana durante esse semestre, feliz também por ter enfrentado todas as dificuldades e desafios aos quais o ensino remoto nos insere. Sou grata de ter contribuído com o meu conhecimento e disponibilidade como monitora, e espero contribuir ainda mais no próximo semestre...”

“...A realidade do ensino a distância foi desafiadora e cansativa tanto para os doscentes, quanto para os alunos, monitores e toda a equipe acadêmica. Foi um período de adaptações a uma nova realidade atípica para todos, com aulas e atividades virtuais que antes só eram vivenciadas na Universidade. O mesmo se aplicou as monitorias que aconteciam em laboratório e com auxílio de peças anatômicas, e que agora, se comportaram em reuniões remotas através de slides e atlas virtuais para debatermos com os alunos. Apesar de todos esses desafios, foi uma experiência incrível ser monitor de Anatomia Humana com a minha parceira de monitoria, que agradeço pelo o apoio e a interação prazerosa. Também agradeço imensamente as professoras que foram sempre muito atenciosas, comunicativas e dispostas a ajudar. Fico feliz por ter ajudado no desenvolvimento de conhecimento e fluxo da matéria, e espero contribuir ainda mais com as professoras nos próximos semestres...”

Considerações do docentes sobre o ensino remoto:

“ nossa percepção é que muitos conteúdos podem ser apresentados e discutidos de modo remoto, desde que todos os participantes tenham igualdade de acesso”.

“A possibilidade do acesso a bibliografia e as peças anatômicas reais, é imprescindível para a qualidade da formação profissional”.

“O ensino prático de anatomia não foi efetivo no módulo remoto como teria sido no modo presencial”.

“A produção de artigo e trabalhos práticos, depende da redução drástica do número de alunos a serem orientados, para que estes não se percam, não se estressem, não pensem que estudar e pesquisar é difíceis e, que sobretudo se sintam efetivamente orientados para a conquista de uma aprendizagem significativa”.

“A qualidade da sínteses finais se perdeu muito por falta de interação entre os participantes,  os discentes e docentes não tiveram contato presencial e não se conhecem, o mesmo acontecendo com os discentes e monitores”.

“As atividades não presenciais e assíncronas não substituem as relações: professor-aluno; aluno-aluno; aluno-monitor; monitor-professor”.

Nas ações pedagógicas realizadas à distancia ficou para mim esta pergunta: quanto de amor demos conta de colocar nas nossas interações, olhando para uma tela de computador?

Sintese

2020, nada equivalente foi vivênciado no ensino até então. Aprendemos muito com esta situação diferente. O que fazer com o que aprendemos, porque sabemos que juntos somos fortes?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Creditação

 

Educativo; atividade acadêmica: Vivências de ensino remoto: percepção discente, docente e dos monitores.

Duração: 1º semestre de 2020

Carga horária (CH) para diplomação: Até 60 horas por indivíduo.

 

Coordenação geral e pedagógica:

Profª.Drª. Neysa Aparecida Tinoco Regattieri (CH = 30 horas)

Coordenação de extensão:

Profª. Drª.Jussara Rocha Ferreira (CH = 10 horas)

Produtores  e revisores de conteúdos das atividades virtuais:

Profª. Drª.Jussara Rocha Ferreira (CH = 20 horas)

Enf. Phellip de Carvalho (CH = 60 horas)

Rafael Silva de Oliveira (CH = 60 horas)

Extensionistas voluntários:

Gustavo Vinícius Silva Brandão  (CH = 60 horas)   

Rafael Silva de Oliveira(CH = 60 horas)   

Thafny Alves Alencar  (CH = 60 horas)   

Estudantes não bolsistas (CH = 60 horas para cada indivíduo):

Ana Beatriz Nogueira Pacheco

Ana Luisa Porto Cruz

Eduarda Gianni

Luana Rodrigues Ramos

Rafael Neres Moreira Prado

Roberta Souto Santos

Sofia Costa Casali

Topo
Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília-UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília-DF Brasil - CEP: 70.910-900
Fone: 55 (61) 3107.1701 E-mail: fmd@unb.br
Copyright © 2019 - 2024